Revista Sobrado
Carolina Maria de Jesus é a escritora homenageada pela Flitê | Foto: Divulgação

1ª edição da Flitê será realizada de 8 a 11 de dezembro

Com o objetivo de fomentar a literatura na Chapada Diamantina e também promover encontros culturais, ampliar e democratizar o acesso à apreciação e ao debate em torno de obras e manifestações artísticas, será realizada entre os dias 8 e 11 de dezembro a primeira edição da Feira Literária de Itaetê (Flitê), no município de Itaetê, localizado a 386 km de distância de Salvador.

Com o tema “Etnicidade e Diversidade”, a Flitê homenageará a escritora Carolina Maria de Jesus, autora do clássico brasileiro “Quarto de Despejo”. De acordo com Alexandre de Jesus Santos, que realiza a curadoria do evento ao lado de Ester Figueiredo, para a escolha do tema e da homenageada foi levada em consideração a situação política que atravessa o Brasil.

“A escolha é um desdobramento das necessidades dos tempos históricos. Diante à situação política que atravessamos no país, avaliamos ser necessário debater etnicidade e homenagear uma mulher negra, da favela, que teve que enfrentar e superar diversas barreiras e obstáculos, tornando-se uma das maiores escritoras do Brasil. A sua vida e obra mostram que Carolina de Jesus é uma grande mulher”, ressalta Alexandre de Jesus Santos, em conversa com a Sobrado.

Encontro entre as artes
A Flitê proporcionará um diálogo entre múltiplas expressões criativas. Além da literatura, outras artes como a música, teatro, artes plásticas, audiovisual e experiências turísticas estão na programação do evento, que ocupará vários espaços públicos da cidade.

“As demais artes estarão presentes na Feira e todas elas estão alinhavadas ao tema central e à escritora homenageada”, frisa Alexandre de Jesus Santos.

Com uma rica e diversa programação, voltada ao público adulto e infantil, a Flitê se alicerça sobre o lastro da experiência que tem início com a Fligê (Feira Literária de Mucugê) e soma-se às outras iniciativas que surgiram nos últimos anos na Bahia. “A Flitê insere a cidade no circuito literário baiano. É um evento que chega para agregar mais força e diversidade à rede literária que se alastra pela Chapada Diamantina e toda Bahia”, finaliza Alexandre.

A Flitê é uma correalização do Coletivo Tamanduá com o Governo do Estado da Bahia, através das Secretarias Estaduais da Educação e Cultura e conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Itaetê.

A programação completa está disponível aqui.