Revista Sobrado
Chef Lili Almeida vai pilotar a aula 'Bahia, África e Brasil' | Foto: Divulgação

Cozinha Show do Tempero no Forte será no clima da Copa

O Projeto Tamar será o palco da Cozinha Show do Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte. É na vibe da Copa do Mundo 2022 que as aulas shows acontecerão nos dias 9 e 10 de dezembro, em um ambiente com estrutura especial.

À beira mar, com a brisa que sopra do oceano e vista privilegiada da praia, de forma gratuita e acessível, com inscrições limitadas no Sympla e possibilidade de vagas até 1h antes de cada aula, direto na recepção da Cozinha Show, estrelas da gastronomia nacional e local prometem momentos únicos de sabores e saberes, um verdadeiro intercâmbio culinário para turistas e visitantes do destino turístico de Praia do Forte.

“Desafios sempre fizeram parte da história do Tempero. A princípio, a requalificação da Vila de Praia do Forte, que será uma grande oportunidade para renovação do Projeto em 2023, surgiu como um obstáculo para a realização do evento em 2022″, explica Djanira Dias, da 2D Projetos Culturais e Eventos, empresária e organizadora do festival.

“Mas com a parceria do Projeto Tamar, vislumbramos manter o conceito do Festival, contemplando os segmentos dos Shows Instrumentais e da principal e mais desejada atração do evento – a Cozinha Show, que chega com Chefs Nacionais e locais e uma estrutura nunca vista, com o apoio do nosso principal patrocinador – a Electrolux. Teremos também uma atração com música itinerante e capacitações para o Trade”, completa Djanira Dias.

Projeto Tamar será o palco da Cozinha Show do Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte | Foto: Divulgação

Aulas Cozinha Show
9/12 (sexta-feira)
Na sexta-feira, dia 9, quem abre a maratona de aulas da Cozinha Show, das 16h30 às 17h20, é o chef João Victor Gomes (SENAC-BA), pós-graduado pelo SENAC SP. Sua aula é pautada nos “Sabores da América Latina”, trazendo a receita Taco de milho com salada coleslaw, maionese de coentro com camarão picante e molho pico de galo.

Na sequência, das 17h40 às 18h30, a chef, cozinheira e comunicadora baiana Lili Almeida vai pilotar a aula ‘Bahia, África e Brasil’, ensinando a preparar o prato “Cuscuz baiano”.

Encerrando o primeiro dia de aulas, o chef Caco Marinho (Instituto Ori /BA) falará sobre “Segurança e Soberania Alimentar – Movimento Slow Food”. Para os amantes da gastronomia, o chef preparará o Milho Crioulo e Cogumelos, uma celebração ao México.

10/12 (sábado)
A criançada vai colocar a mão na massa e a diversão estará garantida. Isso porque neste dia, das 15h às 15h50, o chef Freddy Miranda (Tivoli Ecoresort Praia do Forte) vai propor aos pequeninos uma “Oficina de Brigadeiros com tema de Futebol” e ensinar a receita completa de Brigadeiros Campeões.

Em seguida, outro chef do Tivoli se apresenta. George Marques explanará sua aula “Do Brasil a Portugal”, das 16h10 às 17h, com a receita Envoltini de Bacalhau confitado, Creme de Cará trufado e Caviar de Sagu com Maracujá. Já a chef baiana Solange Borges, dona de uma culinária afro-baiana afetiva artesanal e do espaço Culinária de Terreiro, na zona rural de Camaçari, traz como tema “Culinária Afro-Baiana Afetiva – Conexão Gana x Brasil x Bahia” e prato “Efó de Taioba”, das 17h20 às 18h.

A chef paulista nascida em Barretos e filha de libaneses, Leila Mohamed Youssef, que é autora do livro ‘Líbano – impressões e culinária que dedica’, vai ensinar dicas e técnicas da “Gastronomia Árabe”, das 18h20 às 19h, preparando Falafel e  Salada Fatuch. Fechando com chave de ouro a programação, a chef veterana do evento, tendo participado de todas as edições do festival, a consagrada Morena Leite (BA/SP), dona de uma linha gastronômica contemporânea e tropical, homenageará o Brasil, através  do tema “Meu Brasil Brasileiro”, finalizando com a receita “Guaiuba” com escamas de banana da terra e pirão de caranguejo, das 19h20 às 20h.

O Tempero no Forte é um Projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Governo Federal através da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Electrolux,  apoio do Governo do Estado da Bahia e Secretaria de Turismo Prefeitura de Mata de São João, Projeto Tamar, Turisforte, Senac Bahia  e organização e produção da 2D Projetos Culturais e Eventos. Para acompanhar as novidades, basta acessar @temperonoforte  ou www.temperonoforte.com.br.