Revista Sobrado
"Cristo Mulher 3" - arte computacional, manipulação fotográfica e composição digital (2000) | Divulgação

Exposição homenageia o artista plástico Juarez Paraíso

Exposição em homenagem ao artista plástico Juarez Paraíso foi aberta ao público no Palacete das Artes, na última quarta-feira, dia 21. “As poéticas visuais de Juarez Paraiso” é parte das comemorações pelos 145 anos de fundação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e fica aberta para visitações até o dia 5 de março de 2023.

A mostra reúne obras produzidas no decorrer dos 70 (setenta) anos de vida artística de Juarez Paraiso, atuando como desenhista, pintor, escultor, muralista, gravador, fotógrafo, cenógrafo, decorador, ilustrador, figurinista, ator, crítico de arte, promotor cultural, ativista, professor, diretor…

É uma grande oportunidade para que o público possa conhecer e admirar o trabalho laborioso e dedicado a cada obra concebida e realizada pelo artista. Assim, poder ver de perto as linhas sinuosas e rebuscadas dos seus desenhos, as ricas texturas trabalhadas em preto e branco nas gravuras, as cores vivas nas pinturas, as formas expressivas das esculturas, a harmonia das formas orgânicas na arte ambiental e nos murais e painéis artísticos, como também sentir a renovação das composições por conta da arte digital, produção iniciada a partir dos anos 1990, dando continuidade à rica trajetória do artista Juarez Paraiso na contemporaneidade.

Juarez Paraiso atuou por 40 anos como professor na Escola de Belas Artes da UFBA e, mesmo se aposentando em 1996, continuou contribuindo e colaborando com a instituição em pleno vigor e maturidade criadora. Nesse sentido, o papel do profissional Juarez Paraiso sempre foi de extrema importância no panorama artístico cultural da Bahia e do Brasil.

A coordenação geral da exposição é do diretor da EBA, professor Paulo Roberto Ferreira Oliveira, com curadoria dos professores Dilson Midlej, Luiz Alberto Freire e Nanci Novais.

O Palacete das Artes é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e está localizado na Rua da Graça, 284, no bairro da Graça. Funcionamento: terça-feira a sábado, das 13h às 18h.