Revista Sobrado
Foto: Divulgação

Evento reúne contadores de histórias dias 3 e 4/12

O Palacete das Artes vai sediar neste fim de semana (3 e 4) de dezembro, durante todo o dia, o encontro literário ‘Florescer das Histórias’. Organizado pelo grupo Contadeiras, formado pelas escritoras Carla Chastinet, Terezinha Passos e Lucianna Ávila, o público terá à disposição as presenças de escritores infantojuvenil, do Brasil e do exterior, que irão apresentar contação de histórias, lançamentos de livros, além de muita música, diálogos e oficinas. A inscrição está disponível no Sympla ou nas redes sociais do Palacete das Artes.

O Florescer das Histórias é um evento de contação de histórias que envolve público de diversas áreas do conhecimento: educação, contação de histórias, ludicidade, criatividade, história, tradições e ancestralidade, música, literatura, dentre outras. Além disso, engloba público de diversas faixas etárias, desde crianças até  adultos.

Na programação estão temas importantes como “A tradição das histórias em diferentes culturas – a pesquisa do Cacimba das Histórias, contos de ensinamento africano, o Canto Tradicional”, “Truques e ´segredos´ na Contação de Histórias”, “Roda de fala: de criança para criança – autores mirins”, “Oralidade e escrita se complementam ou são independentes?”.

Integram a agenda o contador de histórias mineiro, Pierre André, a atriz e contadora de histórias Luciana Simões, o músico Marcos Bezerra, a cantora Janaina Noblah, os contadores Alexandre Geisler, Mario Omar, os palhaços Coça-Coça e Espirro (que compõem o Palhafolia, núcleo Circo Único criado por João Lima), a professora Iray Galrão, a escritora Danielle Andrade, a cantora e escritora Nairzinha Spinelli, a professora Nadja Nunes, a pesquisadora e professora Rosemery Lapa, Vovó Cici, Kawny Kariri Xoco, o caboverdiano pesquisador Danildon da Veiga, além da contadora portuguesa Estefânia Surreira e da cantora Mariana Caribé. Completam e encantam ainda mais a seleção de contadores, as crianças escritoras Luiza Meireles, Lili Quiroz e Yalle Tárique.