Revista Sobrado
Foto: Ju Americano / Divulgação

Amanda Rosa lança projeto ‘Mães da Quarentena’

Amanda Rosa lançou o clipe da música Dança do viver, como parte do projeto Mães da Quarentena. A estreia aconteceu no Dia das Mães e está disponível no canal do YouTube da Afro TV Brasil. O clipe foi produzido em parceria com a AFRO.TV Brasil, com a direção do cineasta Tiago Rocha. A canção é sobre o poder de gerar a vida.

A obra foi gravada com apoio do projeto Asé Orin. A produção musical é assinada por Marcelo Santana do AquaHertz Estúdio, com arranjos do baixista Ejibo. A Sobrado teve acesso ao clipe, antes de seu lançamento, em um evento on-line só para convidados. Na ocasião, Amanda Rosa comentou sobre a experiência que foi compor a letra de Dança do Viver. “Toda mãe, sendo musicista ou não, cria música. Deve ter muita letra potente por aí. Tava ninando e decidi escrever, até o processo do clipe foi tudo muito rápido e tá aí o resultado. O projeto está existindo por eu ser mãe e tá quase deixando de existir pelo mesmo motivo, ser mãe é um grande desafio”, ressaltou.

A estética do clipe é bem intimista e dialoga muito bem com a canção. O diretor Tiago Rocha falou sobre a inspiração para a obra. “Ouvi a música e me veio muito forte de registro. Utilizo projeções de imagens em Amanda, com se ela fosse a tela. Optei por câmera na mão, para dialogar mais com o embalo e a dança da canção. Dentro da narrativa do clipe existem cenas que remetem à memória, ao registro e isso foi proposital, para que houvesse uma coerência com os registros”, pontuou o cineasta.

A produtora Beatriz Almeida destacou que o maior desafio foi o tempo. “Foi tudo muito rápido. Em fevereiro deste ano, eu procurei a AFRO.TV Brasil e começamos o diálogo sobre a parceria, mas aí veio a segunda onda da covid-19 no Brasil e balançou o projeto. Gravamos o clipe em abril, ai veio edição, estratégia de divulgação. Em menos de um mês, nasceu. Mesmo com tudo, tanta correria, tinha uma certeza de que ia dar tudo certo. Está dando”, finaliza.

Amanda Rosa também é artesã e mantém o empreendimento de joias ancestrais Manga Rosa Espada. Ela é integrante do selo Nsabas e prepara para lançar ainda em 2021 o EP intitulado Trilogia: A Filha Revolta. O projeto reúne composições que marcaram sua carreira nos últimos oito anos. A música Oxe não se bot’, que integra o EP, foi premiada na categoria Melhor Música com Letra no Festival de Música da Educadora FM.

O projeto Mães da Quarentena segue por todos os domingos do mês de maio, com conteúdos sobre as dores e os aconchegos de maternar na pandemia. Serão publicados os relatos das mulheres mães Laísa Gabriela, Belle Damasceno e Danielle Onawale. Acompanhe os depoimentos  no Instagram da Afro TV (@afrotvbr).