Revista Sobrado
Cabrito Assado à Padeiro | Foto: Divulgação

Boteco Português participa do Salvador Restaurant Week

O Boteco Português, localizado em frente ao mar do Rio Vermelho, participa pela segunda vez do Salvador Restaurant Week, um dos maiores festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de promover a aproximação do público baiano com a gastronomia portuguesa, nesta histórica 20ª edição do evento em Salvador, que começa hoje (7/10) e vai até 6 de novembro, o restaurante apresentará dois menus completos para almoço e jantar, com preços acessíveis para os consumidores. Lembrando que ambos atendem também aos veganos e vegetarianos.

“É uma honra participar de um festival com tamanha relevância nacional. Será uma oportunidade ainda maior de apresentarmos ao público as mais diversificadas receitas tradicionais e regionais portuguesas”, diz Giuseppe Salvetti, um dos sócios do estabelecimento.

A maioria dos pratos selecionados para o evento já fazem parte do cardápio da casa, mas o Boteco aproveitou a ocasião para lançar duas novidades no menu, o ‘Rissois Negro de Cabrito’, uma iguaria encontrada por toda Portugal e que até então se desconhece ser servido em qualquer restaurante do Brasil; e a ‘Francesinha Vegetariana’, uma recriação que o restaurante fez da tradicional ‘Francesinha do Porto’, voltada para atender o público vegetariano.

Para Everty Rocha, também sócio da casa, participar de um evento grandioso como este é um desafio prazeroso. “Recebemos pessoas que estão ali para comer bem com a vantagem de pagar um preço bastante acessível. Durante o Salvador Restaurant Week somos levados ao limite operacional, mas a sensação no final é sempre de vitória. Não tem coisa melhor do que atender bem todos os clientes e ver que saíram satisfeitos com a gastronomia e o atendimento. Na edição passada, primeira vez que participamos do Salvador Restaurante Week, o resultado superou nossas expectativas. Acreditamos que agora não será diferente”, ressalta.

O tradicional Bolinho de Bacalhau | Foto: Divulgação

Menu
No almoço, o público vai se deliciar com as iguarias lusitanas ricas em sabores. Opções de entrada: Bolinho de Bacalhau (tradicionais bolinhos de bacalhau à portuguesa), Rissois Negro de Cabrito (tradicional rissois negro de cabrito) ou Salada do Boteco (Mix de Folhas).

Já no prato principal: Arroz de Polvo à Portuguesa (com coentro e tomate picado) ou Arroz de Pato das Lezirias (Arroz de Pato à Portuguesa com coentro e chouriço caseiro) ou Bife à Portuguesa (filé mignon alto grelhado, envolvido com presunto parma e um delicioso molho madeira, acompanhado de batata Chips e arroz branco) ou Arroz de Cogumelos (vegano) (delicioso arroz de cogumelos refogado com vinho branco e regado ao azeite de oliva).

Para adoçar, as opções de sobremesa: Pastel de Natas (delicioso pastel de nata português) ou Baba de Camelo (doce tradicional português à base ovos, leite condensado, creme chantilly e farofa de amêndoas com paçoca).

No jantar, outras delícias da culinária portuguesa. Opções de entrada: Bolinho de Bacalhau (Tradicionais Bolinhos de Bacalhau à portuguesa) ou Punheta de Bacalhau (Lascas de bacalhau cru demolhado, cebola, pimentão e salsa picada, regado com emulsão de azeite virgem e colorau. Servido com pão artesanal) ou Camarão Al Aljillo (Camarões grandes refogados no azeite extra virgem, com alho laminados, pimenta dedo de moça e vinho branco, servido com pães artesanais).

Como prato principal: Polvo à Lagareiro  (Polvo grelhado, servido com batatinhas à murro e brócolis salteado, regado com azeite virgem) ou Bacalhau à Bras (Lombo de bacalhau tradicional português em lascas, envolvido com batata palha artesanal, cebola, ovos cozidos e azeitonas pretas, servido com arroz branco) ou Camarão Gratinado (Camarões grandes salteados no azeite extra virgem, coberto com uma camada de queijo mussarela gratinado e um delicioso molho branco, servido com arroz branco) ou Francesinha Vegetariana (Delicioso sanduíche português feito com mix de cogumelos, mussarela de bufala, acompanhado do molho francesinha tradicional do porto).

De sobremesa: Pastel de Natas (delicioso pastel de nata português) ou Baba de Camelo (Doce tradicional português à base ovos, leite condensado, creme chantilly e farofa de amêndoas com paçoca) ou Travesseiro de Sintra (Massa folhada, creme de ovo e amêndoa e, claro, o ingrediente secreto).