Revista Sobrado
Foto: Foto: Anderson Soares/Divulgação

‘Dandara na Terra dos Palmares’ estreia nova temporada

A história de Dandara é igual à de muitas crianças. Após sofrer bullying e racismo na escola, ao ser chamada de escrava pelos colegas, ela rejeita seu próprio nome. Abalada com as piadas agressivas, Dandara simula estar doente para voltar às aulas. Esse é o enredo do infantojuvenil Dandara na Terra dos Palmares, produzido pela Arte Sintonia Companhia de Teatro, que aborda o racismo estrutural no Brasil e resgata a ancestralidade dos negros em uma narrativa instigante de uma jovem guerreira africana. 

Em nova temporada, o espetáculo será apresentado entre os dias 4 e 25 de setembro, aos domingos, às 16h, no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador. Os ingressos poderão ser adquiridos por meio do Sympla (https://www.sympla.com.br/artesintonia) ou no local, no dia da apresentação, por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Ao contar a história de uma sábia criança negra, a montagem traz texto inédito de Antônio Marques e direção de Agamenon de Abreu, em uma encenação que utiliza linguagem lúdica e poética, para narrar a trajetória da menina que vivia sob os cuidados de sua avó e acaba sonhando com Palmares, lugar onde conhece a luta dos seus antepassados. No sonho, a jovem entra em contato com a guerreira Dandara dos Palmares, esposa de Zumbi dos Palmares, que se tornou um símbolo da força feminina e a faz amar seu nome e admirar suas raízes.

Dandara na Terra dos Palmares é uma peça que toca, que emociona, sobretudo pela sua grande força ancestral. Precismos evidenciar nossas matrizes de força e re-existência negra, sempre”, diz o diretor Agamenon de Abreu.

Com canções originais de Emillie Lapa e Natalyne Santos, o espetáculo conta, no elenco, com as atrizes mirins Maria Alice Xavier e Yandra Góes; os atores da companhia, Denise Correia, Gilson Garcia e Leonardo Freitas além dos atores convidados Diogo Lopes Filho e Natalyne Santos.