Revista Sobrado
Foto: Divulgação

Ed Ribeiro será homenageado no carnaval mineiro

Com o tema ‘Braços abertos, celebrando a vida’, o artista plástico baiano Ed Ribeiro, reconhecido nacional e internacionalmente como ‘Pintor dos Orixás’, será homenageado pela Escola de Samba Raio de Sol no Carnaval de 2023, em Belo Horizonte (MiG). O samba-enredo, que conta a história de Ed, foi escrito por Carlinhos Brown, Charles Theone, Lado Raízes e Altay Veloso.

Considerado o ‘Mestre Contemporâneo na Arte em Derramamento de Tintas’, Ed Ribeiro participa do desfile a convite especial do presidente da Escola de Samba Raio de Sol, Genildo Cajá, que é admirador do trabalho do artista plástico baiano.

“Falar de Ed Ribeiro, em um enredo carnavalesco é reerguer uma cultura religiosa marginalizada, perseguida e silenciada além de dar voz à pintura popular, despretensiosa e singular que ele mesmo se propõe a fazer. Fazendo assim com que no cortejo negro carnavalizado, os protagonistas sejam nossos ancestrais e seu sagrado”, comenta Genildo.

“E a maior expressão popular brasileira que é o carnaval, cumpre seu papel social de derramar banho de cultura, cor, alegria e axé. Ed não só derrama tintas, ele derrama fé, humanidade e talento”, completa.

Para Ed, ser o enredo da escola de samba, no Carnaval de Belo Horizonte, é sinônimo de muita honra. “Diria que é uma benção de Oxalá e todos os Orixás. Vim para vencer e mostrar o meu trabalho ao mundo, ser reconhecido, ajudar as pessoas, porque vim de uma família muito pobre. Quero que o ser humano perceba o valor da arte. Hoje eu me sinto outra pessoa. A arte para mim não é um trabalho. É um grande prazer. Agradeço sempre as oportunidades que tenho e as pessoas que têm entrado em minha vida, ajudando a abrir as portas”, comemora o artista.