Revista Sobrado
Obra de Dora Araújo integra exposição 'Filtro de Café' | Foto: Divulgação

Mostra ‘Filtro de Café’ será aberta ao público no Latitude 13 Cafés Especiais

O Espaço Conceito Latitude 13 Cafés Especiais anuncia abertura da mostra Filtro de Café. A exposição gratuita, que acontecerá de 24 de setembro a 31 de março de 2023, reunirá 17 artistas plásticos que exporão trabalhos com papel de celulose de algodão.

Ana Maria Vilar; Ariadne Ferraz; Barbara Hubert; Bel Borba; Bida; Daniela Steele; Dôra Araújo; Goya Lopes; Ivo Neto; Isa Oliveira; João Teixeira; Leonel Mattos; Maria Luedy; Raphael Ribeiro; Tércia Marques, Marisa Vianna e Viga Gordilho são os artistas convidados.

Com curadoria da artista plástica Maria Luedy e produção de Sandra Gallefi, a mostra é uma alusão a rememora do papel de celulose de algodão, assim como foram feitos os primeiros filtros de papel em 1909, e vai servir de fio condutor de inspiração e criatividade colocada à prova, para os artistas plásticos participantes, que vão assinar suas obras, a partir dos papéis da fábrica artesanal francesa ARCHES, distribuído pela empresa Ophicina do Papel.

Obra do artista plástico baiano Bel Borba integra a mostra ‘Filtro de Café’ | Foto: Divulgação

Filtro de Café será aberta no dia 23 de setembro, sexta-feira, às 19h, reunindo os artistas envolvidos e convidados. No dia seguinte, 24 de setembro, a expo abre para o público em geral, gratuitamente. Ao todo são 200 folhas de papel que servirão de objeto e espaço para diversidade de poéticas e técnicas expressivas dos artistas.

“A ideia é criar uma unidade visual, tendo o papel de celulose de algodão como protagonista da exposição. O nome Filtros de Papel surgiu inspirado na palavra filtro, que tem o significado de essência, e o café com todo o universo amplo, sua história, sabor, botânica e mais. A bebida café só existe depois que você filtra”, afirma Luedy.

Em caráter permanente e gratuito, a mostra tem duração de 6 meses, ficando em cartaz até o mês de março de 2023, diariamente, das 10:30h às 19h. Neste período haverá troca de saberes, através de lives e workshops com conteúdos e temas sobre arte, empreendedorismo, café, técnicas artísticas e mais. O público participante poderá conferir um pouco mais sobre a história do artista, através de um QR Code ao lado de cada obra exposta. As obras estarão à venda no Espaço Conceito Latitude 13 Cafés Especiais.