Revista Sobrado

Rapper baiano Gil Daltro lança o álbum ‘Pervasivo’

Que se infiltra, penetrante. Que se espalha ou difunde. Ubíquo. Universal. O mais novo álbum de Gil Daltro, intitulado ‘Pervasivo’, traz sua definição já na capa. Após lançar o EP ‘Subversivo’ com o produtor britânico Giallo Point no começo do ano, do quinto volume de ‘Vapor’ (seu projeto com Galf AC) e 4 videoclipes, o rapper de Salvador, Bahia (atualmente vivendo em Florianópolis, SC) lança um disco inteiramente produzido por ele mesmo.

‘Pervasivo’ é um dsico com começo, meio e fim onde todas as batidas foram feitos pelo próprio Gil que convidou alguns MCs para jorrarem tinta e versos no projeto. Um desses convites pode ser visto no primeiro single do disco: ‘Mata-Leão’. O clipe da faixa foi lançado em junho com direção de William Ifé e conta com as presenças dos baianos Tiago Negão e Galf. O trabalho ainda tem a participação de Oddish, Dois As e do rapper porto-alegrense Samora Machel.

Com forte influência da atual cena underground mundial do boom bap e suas referências noventistas, Gil Daltro entrega uma obra que tem sua cidade e os diversos conflitos e contradições provenientes da etapa globalizada do capitalismo como pano de fundo. O disco apresenta instrumentais sampleados e muitas rimas, por vezes, no próprio loop sem bateria a exemplo do que tem feito artistas como Westside Gunn, Mach Hommy, Roc Marciano, dentre outros.

O disco foi lançado no último dia 7 de Outubro, acompanhado do clipe do segundo single ‘Bandoleira’ . A mixagem e masterização ficou por conta de Dill Pereira (mesmo de Narrando a Era da Psicose) e a arte da capa foi feita pela Sofia Canário.