Revista Sobrado
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação

SESC comemora 74 anos com live dos Irmãos Macêdo e do grupo PUMM

O Sesc é uma entidade nacional com grande presença social na perspectiva das áreas de saúde, educação, cultura, lazer ou assistência. É um verdadeiro fomento à cidadania. A instituição completou 74 anos de existência no dia 13 de setembro e aqui em Salvador esse aniversário será celebrado ao som dos Irmãos Macêdo e do grupo PUMM, nesse fim de semana, 26 e 27 de setembro – sábado às 20h e domingo às 11h. As apresentações, gratuitas, serão transmitidas pelo canal no YouTube do Sesc Bahia.

Hoje, às 20h, será exibido, através de uma live, o show Os Irmãos Macêdo – Música. Carnaval. Revolução. O espetáculo é uma releitura da obra dos irmãos, apresentada com instrumentos eletroacústicos, para levar ao público as músicas com uma nova sonoridade. No palco estarão ainda Yacoce Simões, que também assina a direção musical; Manoel Stanchi e Citnei Dias. A direção é assinada por Andrezão Simões.

Em conversa com a Sobrado, André Macêdo, principal vocalista da banda Armandinho, Dodô e Osmar, disse que “é uma honra muito grande fazer parte da comemoração dos 74 anos de uma instituição fortíssima, que sempre olhou pela educação e a cultura”.

“São sete décadas do trio elétrico, mais de sete décadas do Sesc, temos muito o que comemorar”, completa o cantor.

O espetáculo transita por diversas fases, desde a criação da primeira guitarra elétrica do Brasil – o Pau Elétrico -, a passagem para a Guitarra Baiana, até a evolução do Trio Elétrico, que transformou o carnaval da Bahia.

André Macêdo avisa que o público pode esperar um grande show. “Vai ter a nossa história, desde a época de ‘A grande chance’, passando pelos discos. A nossa trajetória musical é muito forte, temos uma relação singular com a história do trio elétrico. Teremos também músicas contando aquela época das décadas de 1970 e 1980. Vai ser muito lega”, diz.

Um ponto forte para essa celebração do aniversário do Sesc é que de qualquer parte do Brasil e do mundo o show pode ser acessado e visto.

Diferencial também para o grupo ‘PUMM – Por Um Mundo Melhor’, que se apresentará no domingo (27), a partir das 11h, pelo mesmo canal de transmissão. O grupo promete misturar muita música e brincadeira, para a família curtir reunida.

Foto: Heder Novaes / Divulgação

Os integrantes do grupo trazem no repertório músicas autorais e cantigas de domínio público em novas versões, explorando ferramentas contemporâneas, como a guitarra do instrumentista e cantor Marcos Clement, as programações digitais do DJ e instrumentista Cassius Cardozo, e a voz da cantora Maira Lins. Canções que tratam temas como reaproveitamento, reciclagem e ações de sustentabilidade, além do respeito ao próximo.