Revista Sobrado
Foto: Divulgação

Teatro Gamboa Nova totalmente online

Como sempre trazendo boa nova, o teatro Gamboa agora também é o pioneiro do estado a transmitir eventos por uma plataforma própria com ingressos a preços populares. Isso possibilita o movimento na economia artística e um retorno financeiro aos produtores nesse período de restrições. A iniciativa estreou em agosto e oferece oficinas, aulas, espetáculos e bate-papos ao vivo.

A plataforma se chama Teatro Gamboa Online, e até esse domingo (23), a programação conta com Oficina de Danças Brasileiras, o espetáculo O Avô e o Rio, com Israel Barretto e a A Outra Cia, além de espetáculos com classificação livre, para toda a família assistir junta, com as apresentações de O Barão Nas Árvores e Em Busca da Ilha Desconhecida, obras do Coletivo Duo com Marcos Lopes.

O ator Israel Barretto, que está em cartaz com o espetáculo solo O Avô e o Rio, disponível nesse fim de semana, conta que a tecnologia está disponível para ser usada para o bem. “Nós atores de teatro, que estamos adaptados e acostumados com o público presencial, não termos a plateia e sem perspectiva de quando teremos, causa uma frustração. Gera uma sensação de abandono. Mas é um novo formato viável de consumo da produção artística e isso é um grande ganho”, relata o ator sobre a falta do público presencial.

Israel Barreto em cena | Foto: Anderson Moreira

Num ambiente ribeirinho e cheio de metáforas construído por Luiz Buranga, A Outra Companhia apresenta o primeiro solo do ator Israel Barretto. Com direção e adaptação dramatúrgica de Roquildes Junior, o espetáculo é baseado no conto O Avô e o Rio, do escritor baiano Aleilton Fonseca. A peça versa sobre a relação de um neto com seu avô e o rio que margeia a casa onde vivem. Como o movimento das marés, o narrador conta causos da sua infância e mergulha fundo nas questões e entranhas da sua biografia, desvenda mistérios sobre sua própria história e acompanha a batalha diária do seu avô numa busca para aterrar o rio. A montagem tem a direção musical assinada por Roberto Cândido.

A apresentação acontece no palco do Gamboa Nova e, obviamente, o público está de casa acompanhando a transmissão. O espaço conta com ações que garantem a segurança da equipe, com restrições ao número de pessoas presentes nos espetáculos, equipe técnica reduzida e regras de higienização.

A cantora Sandra Simões| Foto: Alessandra Nohvais

A cantora Sandra Simões se apresenta no próximo fim de semana com o show Bem Autoral. Para a Sobrado, ela diz estar eufórica e tensa, e que já pensou e repensou em fazer o show, mas não amarelou e estará lá. “Quando eu recebi o convite fiquei contente, pois esse período não vai passar tão rápido e a gente precisa criar situações para que a nossa vida artística continue. Estou confiante nos protocolos de segurança do teatro, terá apenas o técnico do próprio espaço, eu, o violão e minha performance no palco, nunca estive sozinha no palco assim”, pontua, animada.

Sobre o show exclusivamente autoral, Sandra Simões diz que “Bem Autoral é um show impregnado de todos os sentimentos que andam circundando a minha vida nesses últimos anos. Percebi que a palavra Bem é recorrente em minhas composições. A partir de então, comecei a costurar a ideia do show pensando na diversidade que essa palavra inspira e na qualidade que emana dos seus significados. Uma palavra tão pequena e tão grande. Uma palavra tão simples e tão sofisticada. Uma palavra íntegra, sincera! Uma palavra que quando dita ilumina tudo em sua volta! É o meu Bem”, conclui.

Para você que está com saudade de ir ao acolhedor teatro Gamboa Nova, que resiste e se reinventa aos diversos momentos, os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 e podem ser comprados com antecedência em www.teatrogamboaonline.com.br. Ao final das apresentações, o público participa do PAPOgamBOA, um momento de troca para perguntas e respostas em tempo real com os artistas, através do WhatsApp.