Revista Sobrado
Foto: Leto Carvalho / Divulgação

Com homenagem a Graciliano Ramos, FLIPELÔ acontece em novembro em formato híbrido

O escritor Graciliano Ramos, grande amigo de Jorge Amado, será o homenageado na Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), que acontecerá de 17 a 21 de novembro, em Salvador.

O evento, que é realizado pela Fundação Casa de Jorge Amado, em correalização com o Sesc, terá uma programação em formato híbrido (virtual e presencial) e totalmente gratuita, para pessoas de todas as idades. A Festa, que enaltece a literatura, beneficiará diretamente a comunidade do Pelourinho contribuindo para o fomento do comércio local, o turismo e as atividades produtivas de todo o sítio histórico, além de movimentar e promover o mundo da literatura.

O público terá acesso aos espaços culturais públicos ou privados do evento condicionado ao passaporte de vacina, com comprovação das duas doses. A coordenação do evento também destaca que será exigido o uso de máscaras e a temperatura será aferida.  O evento também será programado para possibilitar a acessibilidade a portadores de deficiências. A maior parte dos eventos terá áudio-descrição e tradução de libras.

O formato da festa literária foi apresentado às secretarias e órgãos da Prefeitura de Salvador, na última terça-feira, dia 19. Na reunião, também foi debatido os protocolos sanitários e de logística de recepção de público que serão necessários e adotados.

Para Geraldo Magalhaes, diretor de Gestão do Centro Histórico, a reunião foi extremamente importante no sentido de mostrar a grandiosidade que o evento representa para Salvador, para o Centro Histórico, e em especial para o Pelourinho, “o coração da nossa cidade”. “É o primeiro ano da FLIPELÔ na administração Bruno Reis e é muito importante envolver todos os órgãos que se envolverão diretamente na FLIPELÔ”, disse.

Para Simone Carrera, diretora de Produção da FLIPELÔ, a reunião foi extremamente positiva e o resultado o melhor possível. “Os representantes da Prefeitura entenderem a importância e a dimensão do evento e que ele representa uma retomada para  Centro Histórico, não só do ponto de vista cultural, mas também social, do empreendedorismo, para o turismo. Entenderam também que a FLIPELÔ cria um momento de  reconexão do soteropolitano com o seu Centro Histórico, um momento em que ele vem com um olhar diferente, uma vontade de experimentar o pelourinho a partir de ideia liderada pela literatura”, pontuou. 

Reunião com secretarias municipais para debater os protocolos sanitários e de logística de recepção do público | Foto: Divulgação

Programação
A FLIPELÔ contará com mesas de debates presenciais que serão transmitidas em tempo real no pelo YouTube e nas redes socais do evento, com escritores internacionais do Equador, México, Porto Rico, Angola, São Tomé e Príncipe e Moçambique, com escritores que representam as diversas regiões do Brasil e uma presença importante de escritores vindos do interior da Bahia.

Na Arena do Teatro Sesc-Senac Pelourinho será instalado  um painel de LED que funcionará como uma central de transmissão, onde o público poderá assistir o que está sendo exibido no canal da FLIPELÔ em tempo real.

A programação infantil contará com espetáculos e contações de histórias que serão exibidos no canal do YouTube da FLIPELÔ, além de oficinas e ações formativas.

Além disso, acontecerão recitais de poesia, lançamentos de livros, espaço das Editoras Baianas, a presença da livraria oficial do evento – a LDM, Praça do Cordel e uma programação especial para comemorar o Dia da Consciência Negra.

A gastronomia tem seu espaço garantido na Rota Gastronômica Amados Sabores, da qual participam restaurantes e bares do Centro Histórico, que irão criar pratos exclusivos inspirados pelo tema “Amado Sertão – Comida Sertaneja da Bahia”, com inspiração no livro A Cozinha Sertaneja da Bahia, de Guilherme Radel.

Já a Rota das Artes contará com exposição de obras de arte de artistas visuais que atuam no Centro Histórico, vivem e têm ateliês no local.

A programação contará com a FLIPELÔ+, que vai reunir instituições e empresas sediadas no Centro Histórico, que desenvolverão suas próprias programações. Feira da Sé, na Praça da Sé, com produtos artesanais produzidos na Bahia. A adesão de 43 lojas situadas no Pelourinho, oferecendo descontos e produtos especiais. Espetáculos teatrais, atrações musicais e apresentação de grupos de capoeira e de percussão.

E quem chegar ao Centro Histórico de Salvador contará com a ajuda dos monitores de turismo e guias de turismo filiados a Associação dos Guias Turísticos da Bahia (AGEMTUR), que estarão orientando o público. Quem quiser ir de metrô, terá na Estação Campo da Pólvora a ação “Vá de Metrô para a FLIPELÔ”, que contará com vans que farão o traslado gratuito da estação até o Taboão. Quem for de carro, terá um desconto nos estacionamentos da região, que terão tarifa única de R$ 15.

A programação completa com tudo que vai rolar na Flipelô, ficará disponível no site – https://flipelo.org.br/.