Revista Sobrado
Foto: Pierre Verger

Músicas, filmes, livros e artes plásticas que saúdam a Rainha da Mar

“Dois de fevereiro é dia de festar no mar”, diz o cantor e compositor baiano Dorival Caymmi na canção 2 de Fevereiro. Devido à pandemia, de fato a festa vai ser apenas no mar. As ruas do bairro Rio Vermelho, em Salvador, que neste dia ficam lotadas, estarão vazias, como medida de segurança para conter o avanço do vírus.

Mas isso não significa dizer que não vamos saudar a dona dos mares e saveiros, como a chama Jorge Amado, no livro Mar Morto (1936). Para reverenciar Iemanjá, em casa e com segurança, a Sobrado preparou um roteiro com filmes, livros, músicas e artes plásticas que saúdam a Rainha do Mar.

Música
Indicamos essa playlist no Spotify e no Deezer. Deixamos aqui um aperitivo com três músicas disponíveis no YouTube:

DORIVAL CAYMMI – 2 DE FEVEREIRO

CLARA NUNES – O MAR SERENOU

PEPEU GOMES – SEXY IEMANJÁ

Filmes & Documentários
Que tal tirar um tempinho para grudar os olhos na telinha?! Prepare a pipoca com guaraná e pegue visão nos filmes, séries e documentários relacionados à Iemanjá.

FESTA DE IEMANJÁ (2020)
Patrimônio imaterial de Salvador, a Festa de Iemanjá é retratada no documentário, que tem o roteiro e direção assinada pela cineasta Fabíola Aquino. O audiovisual está disponível gratuitamente no YouTube, no canal da Fundação Gregório de Mattos.

COISA MAIS LINDA – 1ª TEMPORADA (2019)
Foi criada por Giuliano Cedroni e Heather Roth, com colaboração de texto de Léo Moreira, Luna Grimberg e Patricia Corso, sob a produção de Beto Gauss e Francesco Civita, direção de Caíto Ortiz, Hugo Prata e Julia Rezende.

CAPITÃES DA AREIA (2011)
O filme é baseado na obra Capitães da Areia do autor baiano Jorge Amado, publicado em 1937. O longa-metragem é dirigido por Cecília Amado, neta do autor.

Literatura
Que tal colocar na sua lista de leituras do ano alguma obra em que a Rainha dos Mares está presente?

MAR MORTO, de Jorge Amado (1936)
O livro trata do nascimento, vida e morte do personagem Guma, que o autor descreve como sendo uma história que se conta nos cais baianos, uma lenda, como ele mesmo diz no final do livro: “assim contam os homens do mar”.

MITOLOGIA DOS ORIXÁS, Reginaldo Prandi (2000)
Neste livro, lançado pela Companhia das Letras, o sociólogo Reginaldo Prandi reuniu a mais completa coleção de mitos da religião dos orixás. A obra narra histórias de deuses como Exu, Ogum, Iemanjá e Iansã.

A RAINHA DO MAR – QUEM É IEMANJÁ NO IMAGINÁRIO DOS PESCADORES DO RIO VERMELHO – Celiana Maria dos Santos (2020)
Organizada pela Sagga Editora, a publicação da educadora baiana é resultado da pesquisa desenvolvida para a dissertação de mestrado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro (Cefet/RJ).

Artes Plásticas
SEREIA DE ITAPUÃ, de Mário Cravo Jr. (1958)
Localizada na Praia da Sereia, em Itapuã, a obra é feita em aço carbono, medindo cerca de 1,60m, colocada sobre bloco irregular de granito marrom com rajadas vermelhas. A escultura representa uma homenagem do artista aos pescadores e um marco de boas vindas aos turistas. Veja aqui no Mapa da Cultura.

DESENHOS DA FESTA DE YEMANJÁ, de Carybé (1911-1997)
Carybé, um argentino que adotou Salvador como sua cidade, fez vários desenhos das festas populares da Bahia, entre elas a Festa de Iemanjá. Alguns destes desenhos, datados de 1950 e que fazem parte do precioso acervo do Museu de Arte da Bahia (MAB), está disponível no Pinterest. Veja aqui.

FOTOGRAFIAS FESTA DE IEMANJÁ, Pierre Verger (1902-1996)
O fotografo francês, que assim como Carybé adotou a cidade de Salvador como lar, registrou a festa da Rainha do Mar. Algumas imagens estão disponíveis no site da Fundação Pierre Verger. Veja aqui.