Revista Sobrado

Linha de frente

O trabalho “Linha de Frente: O cotidiano, em imagens, dos profissionais da saúde no combate à pandemia de COVID-19” traz um olhar sobre a complexidade da assistência em uma unidade pública de saúde, o Hospital Universitário Walter Cantídio, vinculado à Universidade Federal do Ceará, durante a pandemia de COVID-19.

Trata-se de uma tentativa de transmitir, visualmente, o que foi, para nós, lutar contra um inimigo invisível. Tento expor, com a permissão por escrito de todos os fotografados, o ser humano que havia por traz das máscaras e protetores faciais. A nossa coragem, nossos medos, nossas incertezas, nossas angústias, nossas dores.

Apresento Sabrina, Janaína, Kelsei, Reinaldo e tantos outros que estiveram na linha de frente, na enfermaria e UTI COVID, e que contribuíram para salvar o amor de alguém. À eles, meu respeito e gratidão!


MARÍLIA QUINDERÉ é fisioterapeuta do Hospital Universitário Walter Cantídio, mestre em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD – Portugal) e fotógrafa documental. Apaixonada por artes, viu na Fotografia a sua forma de se expressar no mundo, de contar histórias de vida e, sobretudo, de se conectar com o ser humano.