Revista Sobrado

O palco em movimento

Maria Bethânia, Rita Lee, Dona Onete, Marina Lima e Baby do Brasil estão entre as grandes artistas que já registrei em ação nos palcos, durante meus 33 anos de profissão.

Fotografar shows sempre foi uma experiência difícil, porque a iluminação é diferenciada, há uma variação constante. Então, antes de encarar um show de verdade, tive que realizar várias tentativas e experiências.

Outra coisa que tiver que aprender ao fotografar de forma profissional foi construir um distanciamento entre o olhar profissional e o olhar de fã. Não escondo de ninguém meu carinho e admiração por Maria Bethânia, por tudo que ela canta e transmite no palco. Sou fã também de tantas outras artistas, sinto-me agradecida por ter a oportunidade de fotografa-las, registra-las em ação no palco. Sinto-me agradecida.

Registra-las não é um ato simples. A cada dia que passa o trabalho cenográfico ganha mais importância em um show. As iluminações são grandiosas e elaboradas. Cada uma mais linda que a outra, o que exige mais atenção e concentração no ato fotográfico. Afinal, não podemos perder nenhum ato importante que aconteça em cima do palco. O palco em movimento, a fotografia também. Cercada de atenção e cuidados.


SHIRLEY STOLZE é fotojornalista, 33 anos de profissão, vem de uma linhagem de fotógrafos que tiveram sua escola nos principais jornais da Bahia