Revista Sobrado

Olhares em quarentena

Quatro mundos e muitas possibilidades de enquadrar afetos, desejos, narrativas, memórias e sensações. Assim surgiu o Coletivo Quatro Telas, formado pelas fotógrafas Cis Ferreira, Denise Luz, Denise Marçal e Sabrina Moura. O quarteto se conheceu no Projeto Sol Para Mulheres, iniciativa que une fotógrafas cearenses sob tutoria da Imagem Brasil Galeria. Durante a quarentena, os laços entre as quatro artistas se fortaleceram e surgiu então a proposta de se criar um coletivo.

O isolamento social, em decorrência da pandemia, motivou e desafiou as fotógrafas a continuar o movimento criativo e foi então que nasceu o projeto piloto do Quatro telas: Olhares em Quarentena – diário visual de quatro fotógrafas durante o isolamento do Covid-19. Esses quatro olhares compartilhados geraram como elo uma galeria virtual coletiva no Instagram, a qual foi acompanhada pelos seguidores por 80 dias. Neste período, foram postadas imagens e não-imagens contando as narrativas visuais das fotógrafas.

Nesse processo coletivo de criação, buscou-se respeitar limitações e acolher os processos internos de cada uma das artistas, ressignificando o espaço de vivência e construindo uma história visual com quatro personagens em contextos diferentes. A ausência da imagem também se mostrou algo potente para falar sobre essa experiência do isolamento.

A imagem por si só não tem o poder de traduzir o momento em toda sua complexidade, o real é infinitamente maior e mais forte do que aquele fragmento registrado, então cada postagem constituía-se em uma obra, pensada e recortada. Cada narrativa traduzia o processo de reconhecer a história que as artistas queriam contar naquele dia.

Desse diálogo imagético, produzido a partir do projeto piloto do coletivo, nasceram duas séries fotográficas: “Panaceia” e “Incubação”. Em “Panaceia”, o conjunto de imagens evoca o movimento de um corpo que busca a cura ou a promessa de cura. Em “Incubação”, a narrativa lança um olhar para o processo de transformação vivenciado, dentro e fora do corpo.

E como repercussão desse projeto, o Coletivo Quatro Telas já apresentou seu trabalho na leitura de portfólio do Festival de Fotografia Qxas, que ocorreu em agosto de 2020 e, mais recentemente, o Coletivo foi selecionado para fazer parte do Painel da Fotografia Cearense, integrando uma galeria de grandes artistas do Ceará. Para conferir mais imagens do projeto Olhares em Quarentenas, acesse o perfil do coletivo no Instagram: @quatrotelas.


COLETIVO QUATRO TELAS é formado pelas fotógrafas Cis Ferreira, geógrafa, com curso de fotografia na Casa Amarela; Denise Luz, realizadora audiovisual formada pela Vila das Artes e geógrafa formada pela UECE; Denise Marçal, jornalista formada pela UFC e Sabrina Moura, graduanda no curso de Artes Visuais do IFCE.