Revista Sobrado

O que propõem à área da cultura os nove candidatos à prefeitura de Salvador

No próximo domingo, dia 15, quase 1,9 milhão de eleitores estão aptos a irem às urnas em Salvador, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A capital baiana é o terceiro maior colégio eleitoral do país, atrás das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Nove candidatos disputam o posto de prefeito ou prefeita da primeira capital do país.

A Sobrado leu atentamente o programa de governo dos candidatos, que foram protocolados no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no ato do pedido das inscrições de chapa. Nosso objetivo foi analisar o que propõe os noves candidatos à área da cultura, um setor de grande importância social e, no caso de Salvador, também econômica.

Com a pandemia do novo coronavírus, o setor cultural foi o primeiro a parar e o último a retomar. Ao mesmo tempo, vimos a importância da cultura em nossas vidas. No momento de tensão com a crise sanitária, fomos aliviados pelas lives, pelos livros, pelas telenovelas e outras formas de arte.

Com toda essa situação, esperava-se que a cultura passasse a ter o valor merecido pelos candidatos, mas não foi isso que ficou perceptível no programa de governo da ampla maioria, que falam do tema de forma genérica, sem aprofundar propostas e medidas concretas.

Essa desvalorização ou o não respeito ao tema também se deu, por alguns candidatos, em não responder os questionamentos enviados pela Sobrado. Lamentamos tal postura, pois esta atitude empobrece o debate político e nega aos eleitores o direito à informação e ao conhecimento das propostas. Não podemos afirmar que quem perde com isso é apenas o candidato, perdem também os eleitores, perde o processo eleitoral, que fica cada vez mais vazio de debates e discussões.

A Sobrado honra-se em ter buscado pautar esse debate, em fomentar o debate, em contribuir para o fortalecimento da esfera pública, tendo o bom o jornalismo como o elemento mediador de um debate necessário e enriquecedor.

Agradecemos aos candidatos e candidatas que atenderam ao nosso chamado, responderam nossos questionamentos e apresentam aos leitores da revista suas propostas. A Sobrado deixa em aberto o espaço para que enviem sua propostas. Nosso esforço, desde o inicio, foi garantir o espaço e a voz a todos os candidatos e candidatas.

Responderam à Sobrado, até este momento: Bacelar (Podemos), Celsinho Cotrim (PROS), Hilton Coelho (PSOL), Major Denice Santiago (PT) e Pastor Sargento Isidório (Avante).

NÃO responderam: Bruno Reis (DEM), Cezar Leite (PRTB), Olívia Santana (PC do B) e Rodrigo Pereira (PCO).

A publicação dos textos sobre as propostas dos candidatos será realizada por ordem alfabética, conforme o nome que constará na urna eletrônica, assim como a divulgação das mesmas em nossas redes-sociais durante esta semana.

Boa leitura!

Revista Sobrado
Salvador (BA), 11 de novembro de 2020